quinta-feira, 17 de julho de 2008

Restaurante do Quilombo - Paraty - RJ

O restaurante do quilombo é muito interessante, localizado na comunidade quilombola Campinho da Independência. Surgiu com a idéia de geração de trabalho e renda, inclusão social e fortalecimento da economia local.
A comunidade quilombola Campinho da Independência surgiu no final do século XIX, quando três mulheres negras, ex-escravas, receberam terras de um um senhor de escravos (dono da Fazenda Independência). Ao longo desses anos, a comunidade se organizou socialmente, mantendo como base o regime matriarcal. Os quilombolas cultivam arroz, feijão e milho.
O restaurante oferece comidas típicas, como a banana verde frita de entrada que é uma surpresa extremamente agradável. O carro-chefe é a feijoada, mas também é possível degustar galinha caipira, peixe azul marinho (peixe com banana verde) entre outros. E a sobremesa doces com frutas locais, assim como o pé de moleque (farinha de mandioca com gengibre). E a caipirinha com as frutas locais não poderia faltar, afinal estamos em Paraty...
As cozinheiras são quilombolas e exercem o ofício com muito amor, 25 mulheres são encarregadas de produzir as comidas típicas servidas aos turistas e o alimento utilizado é adquirido de produtores locais.
Normalmente, nos finais de semana tem apresentação de jongo, capoeira... entre outras artes da cultura negra.
O ambiente é bastante simples e aconchegante, e a simpatia dos quilombolas conquita a todos que chegam ao local. E o ingrediente mais valioso é a linda vista verde, já que o quilombo fica no meio da serra de Paraty.


Serviço:
Endereço: Rodovia BR 101 (Rio-Santos) - km 584 - Quilombo Campinho da Independência - Paraty - RJ
Telefone: 24-3371-4866 (agende uma visita ao quilombo)
http://www.quilombocampinho.org/
E-mail: info@quilombocampinho.org

3 comentários:

Unknown disse...

Por causa de você; eu vou levar meu marido a Paraty e com certeza nós vamos comer no Quilombo Van. Adorei!
Beijos

Catia disse...

Eu fui ao restaurante,comi e saí de lá satisfeitíssima!!!!
vale a pena conferir!

djones disse...

Eu fui ao reutaurante do quilombo 2 vezes e adorei e voltarei sempre que possivel a comida e o atendimento foram excelentes.
Quem por para aquelas bandas pode ir sem medo de surpresas estara em um bom lugar.
abraços a todos.