domingo, 8 de junho de 2008

Restaurante Refúgio, Paraty - RJ

O Refúgio fica quase no Cais, portanto, tem um vista extremamente privilegiada. Na parte de fora, eles dispõem umas tendas para quem quiser apreciar a vista com a brisa do mar. Além de olhar para a Baía de Paraty, é possível se encantar com os canhões que defenderam a cidade, no passado, dos piratas.
O ambiente é sofisticado, assim como a decoração, provavelmente seja esse o diferencial do restaurante. Os demais têm uma decoração mais rústica.
O cardápio é muito bem elaborado e diversificado, que é o mesmo desde o tempo de Zé Paulo Costa, proprietário falecido no final de 2006. O destaque é a peixada, que tem um sabor bem característico da terra. Porém, o meu favorito é a misturinha do mar; que é a mistura de camarão com lula no azeite com alho. O sabor é indescritível. Uma ótima opção para o jantar. A maior parte dos pratos pede um bom vinho.
No Refúgio seria um pecado quase mortal abrir mão da caipirinha, já que Zé Paulo era irmão da Maria da Izabel - a da cachaça, considerada umas das melhores cachaças da terra.


Serviço:

Endereço: Praça do Porto, 1 (em frente ao cais do porto) - Paraty - RJ

Um comentário:

bel.refugio@hotmail.com disse...

Boa noite Vanessa,
embora voce não saiba que Bel Amaral Costa, idealizou o Restaurante Refúgio a 20 anos atraz ,já na praia vermelha quando conheceu Ze Paulo e lá mesmo, desenvolveu e textou os pratos que ate hoje continua servindo no restaurante refugio ,sendo que boa parte das receitas sao receitas de tradição familiar,a minha tradição culinaria vem de avó pra mãe pra neta,o Refugio tem como tradição na culinaria a familia brasileira ,o bacalhão a la garreiro é uma receita de familia que adaptei para o Refugio as muquecas que se tornaram tao famosas no restaurante ja vem dos meus primeiros passos quando comecei a sonhar em um dia ter um restaurante assim como meu carro cheff o camarão a espanhola que me foi ensinado por um amigo espanhol meu cliente ha mais de 20 anos me diz que passou a ser insuperável, concordo com ele ,pois estive no Caracoles um dos mais tradicionais restaurantes de barcelona e me decepcionei talvez por isso voce sinta sempre que o sabor não mudou ,pois isso é uma tradição de familia,se voce prestar atenção tenho alguns pratos novos que seguem a mesma linha de tradiçao do restaurante.voce tem razão o que é bom eu acho que não se deve mudar, sempre gostei de tradição e meus clientes voltam por esta razão.
Vanessa o restaurante ë a minha historia que voce desconhece, voce nào sabe por exemplo que eu fui a cozinheira numero 01 do refugio e que o Ze Paulo era meu ajudante.
E que sem curso de gastronomia oque não tive a oportunidade de fazer ate hoje, porem gosto do que faço.
Montei todos os esquemas de armazenamento de alimentos do restaurante e que eles tambem permanecem exatamente iguais porque mantem a qualidades desejada, um dia te conto mais detalhes sobre o meu restaurante.

abraços
Bel Amaral Costa